Contagem marcou presença na 10ª edição da Expocatadores, que ocorreu entre os dias 19 e 22 de dezembro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O evento, que contou com quatro representantes das associações de catadores Asmac e Coopercata do município, é o principal encontro sobre resíduos sólidos e reciclagem e a maior feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa do país.
Realizada desde 2009, a exposição reúne especialistas em resíduos, gestores públicos, governos federal e estaduais, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições, com o objetivo de promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos, por meio da inclusão social e melhores condições de trabalho e geração de renda para os catadores, autônomos e organizados em associações e cooperativas.
Catadora da Associação de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac), Vivienne dos Santos destacou os momentos mais simbólicos vividos na exposição e exaltou a relevância do tema central do evento: “A Hora da Conta Fechar”, quando foi discutida a baixa dos preços dos materiais recicláveis e quais medidas para solucionar a crise.
“Foi muito gratificante estar reunida com mais de 2.000 catadores, ouvir os desafios, as conquistas de cada associação. Um momento marcante para mim foi a defesa do mestrado do Alex Cardoso. Foi muito inspirador ver um catador se tornar mestre. Poder observar as novas tecnologias voltadas para a reciclagem dos resíduos, apoiar o Projeto de Lei 2524/2022 para combater a poluição causada pelo plástico no oceano e nos rios, e ouvir do presidente Lula todas as propostas que estão sendo elaboradas para a categoria foi um momento de esperança para todos nós”, relatou.
Lúcia Martins, que também faz parte das Asmac em Contagem, se emocionou com tudo que experimentou durante a Expocatadores. “Foi maravilhoso para mim, principalmente por conhecer as conquistas de outros catadores, de espaço para trabalhar, moradia, dignidade, que é o que mais pedimos. Ver os colegas felizes com o que fazem não tem preço”, disse.
O evento contou com a presença de autoridades e lideranças da categoria, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do tradicional “Natal dos Catadores" e assinou a cessão de um imóvel da União, ocupado pelas famílias de catadores.
“É fundamental pensar nas pessoas que trabalham na reciclagem do país como pessoas que dão uma contribuição para o meio ambiente. O que vocês fazem é um serviço em benefício da natureza, mas um benefício também em favor de todas as pessoas”, discursou Marina Silva, durante a abertura do encontro.
Além de Viviene e Lúcia, também estiveram no evento representando Contagem, Evanilde de Castro e Patrícia Teixeira. Atualmente, o município possui parceria com a Asmac e a Rede Solidária de Contagem (Coopercata) para prestação do serviço de Coleta Seletiva, que beneficia, até o momento, mais de 350 pessoas que integram o núcleo familiar dos 97 catadores associados.
A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Unicatadores.